terça-feira, 7 de junho de 2016

Não entrei pra faculdade. E agora?!

Olá galers! Como vocês estão? Espero que todos bem. 

     O assunto de hoje é bem papo de amiga, vou contar um pouco sobre mim e  também falar pra vocês tudo que eu queria ter escutado logo que terminei o colegial. 
Em primeiro lugar CALMA AMIGA(O)! Pode até parecer nos 3 primeiros meses, mas não é o fim do mundo. Milhões de jovens em todo o planeta não ingressam na faculdade logo que terminam o ensino médio por N motivos; falta de grana, dúvida em relação a curso, esperança de passar para uma pública ou federal no próximo ano e por ai vai. Pense sempre que talvez essa seja a oportunidade que a vida está lhe dando para refletir um pouco mais ou ter e ganhar novas experiencias. Talvez essa seja a hora de fazer aquele curso que você sempre sonhou em fazer e nunca teve tempo, tirar a habilitação e se tornar ainda mais independente, pensar no que você realmente deseja para sua vida e estudar a ideia, arranjar o primeiro emprego ou até mesmo se conhecer melhor. 

     Logo que terminei o ensino médio fiquei toda empolgada para entrar na faculdade, fiz planos e infelizmente por problemas financeiros não consegui fazer minha matricula. Confesso que de inicio fiquei super triste e frustada, ver meus amigos e primos realizando o que é o sonho da maioria dos jovens que terminam a escola me deixou com uma sensação terrível de abandono; e não é exagero, eu realmente me senti totalmente deixada pra trás. 

Alguns meses se passaram e eu tinha consciência de que não poderia ficar com a bunda sentada no sofá por muito tempo, comecei a pesquisar sobre cursos que eu gostaria de fazer mas nunca tive a oportunidade e pensei sobre o quanto eu amava fotografar e como seria maravilhoso aperfeiçoar isso. Encontrei um curso de fotografia bem pertinho de casa (Já falei sobre ele AQUI), me matriculei e comecei as aulas. Me redescobri nos 6 meses de curso, fiz novas amizades e de quebra arrumei uma graninha com os eventos e ensaios que consegui fazer. 
A ideia inicial não era trabalhar com fotografia, como pretendia cursar Jornalismo e tinha ciência de que fotografia era uma das matérias que faria futuramente, resolvi fazer o curso para já estar um pouco mais por dentro do assunto e me sentir um pouco mais próximo de realizar meu sonho de me tornar uma universitária. No fim das contas acabei descobrindo que talvez jornalismo não seja o que eu realmente gostaria de fazer e comecei a pesquisar um pouco mais sobre outros cursos. 

     Já terminei o ensino médio há 1 ano e 6 meses, ainda não estou na faculdade e não considero isso algo ruim. Nesse tempo tive a oportunidade de ler novos livros, aperfeiçoar minha escrita, me dedicar mais ao mundo da blogosfera (Que sempre foi um sonho pra mim), conhecer novos lugares, fazer dois cursos maravilhosos, tive a experiencia do primeiro emprego e mês que vem começo minha auto escola. (E ainda dizem por ai que eu não faço nadaaa... CALUNIA) O fato é que não entrar pra faculdade logo que se termina o ensino médio não quer dizer que você nunca vá se formar. Alias, entrar pra faculdade também não quer dizer que você vá se formar. Existem milhões de pessoas que jogam tudo pro alto no meio do caminho, mudam totalmente o percurso de suas vidas e desistem de seus cursos até mesmo quando já estão perto do fim, por isso sempre digo que tudo é uma questão de querer. 

Espero que tenham gostado do papo de hoje. Me contem um pouquinho mais sobre vocês, suas faculdades e planos ai nos comentários, vou adorar conhecer um pouco mais sobre cada um. 

Beijinhos e até a próxima!

Comente com o Facebook!

14 comentários:

  1. Adorei seu texto, muito inspirador! Eu terminei o ensino médio no ano passado, e estava me sentindo muito mal por não ter conseguido, até agora, entrar em uma faculdade, e seu texto veio na hora certa! Nós temos tempo ainda, né? Virão outras oportunidades para nós, tudo no seu tempo. Por enquanto vou aproveitando meu tempo, estudando sem neuras, e fazendo o que não tive tempo antes. Depois, o que tiver de ser será, né? Quando chegar a hora, sei que vai dar tudo certo para nós! Gostei muito de conhecer sua experiência, desejo muito sucesso para você <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico feliz que tenha gostado e que possa servir de inspiração pra você. Com certeza ainda temos tempos, alias, tempo para fazermos quantas faculdades quisermos. Sem neura, sem estresse, tudo no seu devido tempo. Espero te ver por aqui mais vezes, sucesso pra você também!

      Excluir
  2. Que legal esse seu texto! Vivo pensando nisso, estou no 3º ano e fico pensando se eu estou preparada para uma faculdade, por mais que eu já tenha escolhido o curso e aonde eu quero fazer. Pode ter certeza que pensarei muito nas suas palavras! ♥

    Beijos,
    http://estante-da-dani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa sim querida, quando estava no 3° ano também tinha certeza do queria fazer e hoje em dia já não tenho mais tanta certeza assim. Pelo menos pra mim, foi muito bom ter tido esse tempinho pra pensar. Mas se você esta certa do que deseja vá em frente e sucesso, vai dar td certo. Beijinhos e volte mais vezes!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a letra não está pequena, se aumentar irá ficar desproporcional ao restante do blog. já que o problema é com sua visão, que não é tão boa como você disse, por que vc não aumenta a fonte no seu navegador? é só ir ali em personalizar e clicar no +, em zoom.

      Excluir
    2. Olá Tici, concordo com o que disse, hoje em dia me sinto muito feliz por ter tido uma maturidade e tanto em aceitar que talvez aquele não fosse o momento ideal e feliz também por ter tido tempo para pensar. Vi muitos amigos agindo por impulso ou fazendo as vontades dos pais e fico triste só de imaginar o quão frustado eles talvez sejam daqui uns anos. Sobre o curso de fotografia, dá uma pesquisada em um senac próximo de você. O curso em si é maravilhoso, vale a pena o investimento mesmo que a pessoa não siga carreira, é sempre bom saber fotografar para registrar bons momentos.

      Ah, já tínhamos recebido esse alerta sobre a letra e até aumentamos um pouco, mas infelizmente se aumentarmos ainda mais vai ficar totalmente desproporcional ao resto do blog. Mas espero que isso não seja motivo para parar de nós acompanhar, rss.
      Espero comentários seus por aqui mais vezes, beijinhos! <3

      Excluir
  4. Sucesso com o blog, adorei o título "xoquei o mundo" HAHAHA <3
    http://www.karoltomaz.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Elizabeth sua linda. Eu já te adoro mesmo lá no grupo e gostei ainda mais do seu texto e esse papo de amiga kkk um texto inspirador. Gostei muito. Beijos enormes
    #ascariocasby
    http://www.luizamusela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA, que linda!!! Obrigada mesmo pelo carinho Lu, o assunto veio do nada na minha cabeça e sai escrevendo feito louca. Muito bom ver que o resultado final deu certo. Beijão e to ansiosa para o nosso encontrinho! <3

      Excluir
  6. Eu acho que as vezes nao realizamos um sonhos mais realizamos outro, por exemplo se nao estrar na faculdade irei ter tempo para buscar outras coisas. AMEI SEU TEXTO <3 Beijooos <3
    http://www.atrasdpenteadeira.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Elizabeth! Adorei teu post,esse foi um assunto que me fez pensar por muito tempo. Terminei meu ensino médio em 2005, e desde então comecei duas faculdade e parei todas uma por motivos financeiros, outra por motivos pessoais. O tempo foi passando e eu fui ficando mais velha e achei que já era tarde pra tentar. Mas veja só você que resolvi me jogar e começar a faculdade no ano passado! Estou estudando marketing atualmente e acho que entrei no melhor momento. Tudo acontece por um motivo, certo? Achei super legal você abordar esse tema porque com certeza vai inspirar muitas outras indecisas! Parabéns pelo blog e sucesso! Bjos <3

    http://www.brunaventurini.com.br

    ResponderExcluir
  8. Terminei o ensino médio ano passado e estava crente que já iria entrar na faculdade logo no primeiro semestre, acabou que não deu certo por não ser as instituições que pretendia, estou me sentindo super mal por ver todos meus amigos fazendo algo menos eu e seu texto me ajudou bastante, acho que irei atrás de um curso de espanhol que é a língua que eu amo, tirar minha habilitação e estudar para os vestibulares de inverno, obrigada pelas dicas bjos ❤

    ResponderExcluir