terça-feira, 4 de abril de 2017

Coisas que ninguém te conta sobre ser fotógrafo

    Olá galers! Como vocês estão? Espero que todos bem. 
Hoje resolvi dividir com vocês algumas coisinhas que as pessoas raramente comentam sobre trabalhar com fotografia. Coisinhas essas que até eu mesmo gostaria de ter ficado ciente antes de embarcar nesse sonho muito louco. 

Deixando bem claro que eu não tenho a pretensão de desanimar ninguém a engrenar no mundo fotográfico com esse post. Levem "algumas" coisas até mais para o lado da brincadeira. 
E se você tiver vontade de entrar para o mundo da fotografia o meu conselho é que você mergulhe de cabeça. Você vai esbarrar em algumas pedras, é claro. Mas tudo é recompensador. 

Sem mais delongas, deixar eu te contar umas verdades;

Ser fotógrafo é uma profissão cara
De fato. Só para iniciar você vai precisar de uma boa câmera e investir em algum curso ou workshop. Mesmo que você opte por fazer cursos online, na sua maioria das vezes bons cursos online acabam sendo também pagos. Daí você vai descobrir novos acessórios, novos cursos, novos equipamentos e até novos livros e nunca mais vai parar de querer de investir na sua profissão. 

Se você não tiver autoconfiança, você não vai há lugar algum 
Lembro claramente como eu era insegura nos meus primeiros ensaios e eventos e como isso me atrapalhava em tudo. Tudo já começa na hora de passar um orçamento; você precisa ter sua tabela de preço fixa, nada de tentar reajustar seus valores só porque o coleguinha da esquina cobra mais barato.  Ao fotografar você precisa ser sempre convicto e seguro do que esta falando, seu cliente geralmente esta mais perdido e tímido do que aparenta estar, e demonstrar insegurança só vai deixar ele pior, e você vai notar claramente isso ao ver as fotos na telinha do seu monitor.

Não é fácil
Na verdade, nada é fácil. Escolher seu primeiro equipamento vai necessitar uma boa pesquisar e um bom estudo. Entrar para o mercado de trabalho vai ser difícil. Lidar com pessoas de diferentes estilos, temperamentos e classes sociais não vai ser nada fácil. E eu vou parando por aqui, por que né. 

Você nunca vai parar de estudar e/ou fazer cursos 
Nem ouse pensar que você vai virar um fotografo profissional por conta do que cursinho de 1 ano porque nem a galera que faz faculdade de fotografia tem o privilegio de ser considerado fotografo profissional para o resto da vida caso pare de estudar apos o termino da faculdade. No mundo fotográfico existe uma mudança visível e constante; todo dia uma novidade... e caso você pare no tempo, com certeza os clientes não vão parar em você também. 

Você não vai participar de muitas das confraternizações de amigos e familiares 
Conforme-se. A não ser que você venha ser um fotografo apenas de ensaios, dificilmente você vai conseguir um final de semana livre, ainda mais no auge da sua carreira de fotografia. No início pode acontecer de você ter que pegar trabalhos até no dia do seu próprio aniversário. No fim das contas tenho certeza que valerá a pena! Ah, e em algumas ocasiões você irá fazer parte da festa sim, mas com certeza também estará trabalhando, rs. 

Fotografar igual ao fulaninho que já é famoso não vai te trazer mais clientes
É simples, você precisa criar sua identidade própria. Se inspirar OK, fazer uma fotografia com a mesma luz, mesmo enquadramento, mesma pose, mesma edição... FIM DO INICIO DA SUA CARREIRA. 

Ainda tenho muitas outras coisas para contar para vocês como, o problema de coluna, de visão e até mesmo a tendinite que você provavelmente irá adquirir a longo prazo ou sobre como você nunca vai estar satisfeito com o seu equipamento. Mas para não ficar uma coisa muito longa, vou parando por aqui. Espero que vocês gostem e continuem me acompanhando. Beijinhos e até a próxima! 

Comente com o Facebook!

4 comentários:

  1. Adorei conhecer seu blog, ótimo post, eu sou louca para fotografar profissionalmente. bjus

    Blog Mikaelly Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! Se você gosta tanto, tenta... É ótimo. Mesmo não levando isso como uma profissão, fazer alguns cursos para hobbie mesmo, é maravilhoso.

      Excluir
  2. Nossa amiga, não imaginava! Vou continuar como amadora mesmo rsss
    bjs adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Tem suas dificuldades como qualquer outra profissão, mas é maravilhoso.
      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir